Blog do "C. E. Frei Tomás"

Venha participar!
Querendo publicar?
Mande um email para cefreitomas@gmail.com
Quer ser seguidor?
Basta ter uma conta no gmail.
Divulgue junto aos seus amigos!
Esse blog é nosso: "Frei Tomás na Rede"

segunda-feira, 21 de junho de 2010

"Quartet" - Kleber Leite BALI / Maio 2010

 João de Barro miudinho,
que mestre da segurança!
Nem furacão destrói ninho,
feito de amor e esperança!...

Pájaro homero tan chiquito,
que maestro en siguridad!
Ni huracán quiebra el nido,
hecho con amor y esperanza!...

Oven-bird little,
what a master in security!
Even a hurricane can't break,
his nest built whit love and hope!...

Translation by Teresinha Pereira

domingo, 20 de junho de 2010

ORTOFONIA: Professor Jander Araújo - Nova Friburgo

Ortofonia é a parte da gramática que estuda a pronúncia correta das palavras,
tomando como modelo a norma culta. Divide-se em ortoépia (pronúncia correta
dos fonemas) e prosódia (posição correta da sílaba tônica).

Veja alguns problemas de ortoépia e prosódia:
Ortoépia

Tem pronúncia fechada a letra e das palavras:
apedreja
cerebelo
caminhoneta
boceja
espelha
festejo, festejas
Tem pronúncia aberta a letra e das palavras:
coleta
obeso
servo
cetro
Tem pronúncia fechada a letra o das palavras:
algoz
bodas
crosta
poça
alcova
filantropo
Observe os casos abaixo:

Correto  / Errado
adivinhar advinhar

aleijar alejar

colégio colejo

cabeleireiro cabelelero, cabelereiro

frustrado frustado

problema poblema/pobrema/ploblema

proprietário propietário

próprio póprio

raios X raio X

superstição supertição

advogado adevogado/adivogado

bandeja bandeija

frear freiar

má-criação malcriação

abóbada abóboda

aborígine aborígene

bueiro boeiro

cabeçalho cabeçário

irrequieto irriquieto

jabuticaba jaboticaba

privilégio previlégio

bicarbonato bicabornato

caderneta cardeneta

lagartixa largatixa

meteorologia metereologia

mendigo mendingo

mortadela mortandela

lagarto largato

sobrancelha sombrancelha

caranguejo carangueijo

curinga coringa

Prosódia

1 - São proparoxítonas as palavras:
álibi
íngrime
Lúcifer
protótipo
âmago
2 - São paroxítonas as palavras:
avaro
clímax
filantropo
fluido
gratuito
maquinaria
meteorito
pudico
recorde
rubrica
têxtil
3 - São oxítonas as palavras:
condor
Nobel
recém
refém
ruim
sutil
4 - Têm dupla pronúncia dupla as palavras:
acróbata ou acrobata
crisântemo ou crisantemo
Oceânia ou Oceania
projétil ou prejetil
réptil ou reptil
xérox ou xerox



sexta-feira, 18 de junho de 2010

Projeto CEFT & Meio Ambiente: Uma Escola em AÇÃO!



Aconteceu no dia 16/06 nas dependências do colégio, o Projeto sobre Meio Ambiente, organizado pelos professores de Artes, Ciências e Biologia: Érica, Fabia, Leila, Márcia, Marlene, Michele, Nelma e Patrícia Bairral. As professoras do 1° ao 5° ano: Fabrícia, Lydia, Mara, Neuzinete, Rodilane e Marlene, também participaram. Tudo aconteceu sob a orientação da Equipe Pedagógica: Érica, Edir, Fernanda e Rosivar.



A professora e coordenadora Érica, experimentando uma blusa de material reciclado.


Nessa foto, está a professora Nelma, seguida pelo professor Sebastião representante da Gerência de Ensino, a professora Michele, o Diretor Silmo, a professora Sandra da área de Meio Ambiente da Coordenadoria,  a Coordenadora Pedagógica Rosivar, o Secretario de Cultura Henrique, a professora Leila. Agachados estão a Diretora Cynthia, a professora Patrícia, a Coordenadora Pedagógica Érica e o Secretário de Meio Ambiente Marcelo.



A professora Nelma com seus alunos.



A secretária de Educação, Valéria, também esteve presente no evento.




Os alunos, professores e  visitantes participaram efetivamente do evento, até nosso técnico Henrique estava apreciando os trabalhos.

Aguardem as fotos da passeata dos alunos do 1° ao 5° ano, assistidos pelas professoras e liderados pela Coordenadora Pedagógica Edir e, também as do Teatro de Sombras que aconteceu no turno da noite.
É o CEFT em todos os turnos fazendo a diferença!

sábado, 12 de junho de 2010

Teste Sobre Tipos Psicológicos ( Myers Briggs Type Indicator)



Questionário para mapeamento do tipo de personalidade. É um resumo do MBTI ( Myers Briggs Type Indicator). A dica principal para responder é a seguinte:

"Escolha a alternativa que você PREFERE, sem se importar com o que os outros acham. A primeira resposta que lhe vier à cabeça é a mais original, a que vem do coração".
O relatório aparece na hora e vem com as principais profissões que se adequam ao seu tipo psicológico.

Bom Trabalho e boa sorte!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Enígma da Professora Rosivar

A onça comeu a irmã da Nina, Irina.Coitada da pobre menina ficou sozinha sem a melhor amiga. E então ela chorou e viu Helene amiga de Ermeo.


- Disponha as letras em uma matriz 5X22;

- A partir do elemento a52 siga o código, onde N, S, L e O são os pontos cardeais:


 
Qual o resultado do enigma?

Escolha um quadradinho e clique:

http://www.celipoesias.net/suafrase.htm

terça-feira, 8 de junho de 2010

Projeto Meio Ambiente

Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental, turma 401, com as mudas que eles mesmos plantaram e estão cuidando até o dia 16/06, quando serão doadas como forma de conscientização para a preservação do meio ambiente.

Professora: Fabrícia
 
 


 

terça-feira, 1 de junho de 2010

PROJETO “CEFT & MEIO AMBIENTE: Uma Escola em AÇÃO”

Acontecerá no dia 16 de junho no pátio do colégio a partir das 10 horas.

Introdução
A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nessa perspectiva, a Escola elaborou seu projeto “CEFT & MEIO AMBIENTE: UMA ESCOLA EM AÇÃO” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.

Identificação e Delimitação do Projeto
Público Alvo: alunos e professores da unidade escolar.
Raio de Ação: Todos os integrantes da escola, familiares e, na medida do possível, o entorno escolar.
Tema: Meio Ambiente
Prazo: 9 meses

Objetivos
- Promover a articulação comunitária de modo a inseri-la em um modelo de crescimento sustentável e comprometido com a preservação do meio ambiente.
- Implantar a coleta seletiva na escola;
- Sensibilizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns.
- Incentivar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.

Justificativa
O CEFT por ser um caminho disseminador da Educação, tem em sua metodologia a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa,sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades.
Por este motivo, é preciso despertar na comunidade escolar, a importância do uso racional dos recursos naturais e da preservação dos mesmos, mudando hábitos como atirar lixo nas ruas, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia-a-dia, garantindo, assim, uma harmoniosa relação do homem com a natureza, visando o bem estar das futuras gerações.

Metodologia
I) Coleta Seletiva

- Diagnóstico da Coleta de lixo na escola;
- Conscientização da necessidade da Coleta Seletiva;
- Instalação das lixeiras seletivas (patrocínio).

A coleta seletiva é muito simples: vamos separar nosso lixo seco e reciclável (papel, embalagens longa vida, latinhas e metais, plástico e vidro) do lixo úmido (restos de alimentação e papel de banheiros). Todo esse lixo será doado para os catadores.

ll) Reciclagem de papel

A escola fará reciclagem de papel.

lll) Reutilização

- Utilizando resíduos sólidos para confecção de artesanato;
- Desfile de moda montado com roupas e acessórios de jornal;
- Banda musical montada com instrumentos feitos de latinhas, tampinhas etc.

lV) Culminância

- Teatro de sombras com a música “As Baleias” de Roberto Carlos;
- Trabalho informativo e demonstrativo dos quatro Rs: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar;
- Decoração de interiores com garrafa PET;
- Releitura utilizando fragmentos de jornais;
- Jornal falado;
- Confecção de Cartazes para exposição;
- Palestra sobre o Meio Ambiente;
- Passeata em torno do colégio com distribuição de mudas para a população e cartazes ecológicos.

“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.” (Albert Schwweitzer – Nobel da Paz – 1952)