Blog do "C. E. Frei Tomás"

Venha participar!
Querendo publicar?
Mande um email para cefreitomas@gmail.com
Quer ser seguidor?
Basta ter uma conta no gmail.
Divulgue junto aos seus amigos!
Esse blog é nosso: "Frei Tomás na Rede"

sexta-feira, 15 de abril de 2011

PROJETO: “CAFÉ LITERÁRIO DA FÍSICA”

PROFESSORA: ROSIVAR MARRA LEITE

Introdução

Trata-se de um projeto de prática de leitura, visando incentivar o hábito de ler. O projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico e com isso viabiliza a argumentação e a capacidade do aluno de construir suas relações diante do mundo que o cerca. Na disciplina Física, a leitura toma forma como instrumento para o desenvolvimento de habilidades tais como: treino do raciocínio, estímulo do pensamento lógico, interpretação dos problemas observados etc.

Identificação e Delimitação do Projeto

Público Alvo: turmas 2001/FG, 2002/FG e 2001/JA da unidade escolar.

Tema: Leitura.

Prazo: durante o 1º Bimestre.

Na Escola: verificar se há volumes na biblioteca, caso não possua, viabilizar empréstimos dos mesmos.

Objetivos

- Incentivar a leitura dentro e fora da escola;

- Criar o hábito da leitura nos alunos;

- Divulgar os volumes mais recentes do mercado literário.

Justificativa

Esse projeto visa a análise e o questionamento do ler como algo de vital importância na vida do aluno, possibilitando e viabilizando a esse aluno, o acesso às leituras condizentes com o seu meio e com todas as suas diferenças, enfatizando que o crescimento pessoal e social só é possível através da leitura.

Assim, o livro e a prática da leitura devem ser mostrados e abertos com a dimensão do prazer e da alegria, e não como via pura e simplesmente obrigatória de conteúdos frios e distantes do contexto em que está inserido esse educando.

Metodologia

Primeiramente o professor faz uma seleção títulos através de pesquisa na biblioteca do colégio, que são organizados em uma lista contendo título, nome do autor e assunto principal.

Os alunos são divididos em equipes recebendo alguns títulos para análise. Cada aluno seleciona o título que gostaria de ler. Marca-se uma data para a socialização da leitura, onde ocorre um café literário: uma roda é feita, cada aluno conta o teor do livro lido e logo em seguida todos tomam um café, se houver alunos que toquem violão e/ou outro instrumento musical, o espaço é aberto para uma seresta, todos cantam, deixando o ambiente ainda mais descontraído.

Cronograma

1º Momento:

- Pesquisa dos títulos;
- Montagem da lista.

2º Momento

- Divulgação da lista;
- Análise superficial dos títulos recomendados;
- Escolha dos títulos;
- Leitura dos volumes;
- Apresentação dos livros lidos no café literário.


Turma 2001/JA


Turma 2001/FG


Turma 2001/FG

Turma 2002/FG


Turma 2002/FG


“Ler significa aproximar-se de algo que acaba de ganhar existência.”
ÍTALO CALVINO