PROFESSORA: ROSIVAR MARRA LEITE
Introdução
Trata-se de um projeto de prática de leitura, visando incentivar o hábito de ler. O projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico e com isso viabiliza a argumentação e a capacidade do aluno de construir suas relações diante do mundo que o cerca. Na disciplina Física, a leitura toma forma como instrumento para o desenvolvimento de habilidades tais como: treino do raciocínio, estímulo do pensamento lógico, interpretação dos problemas observados etc.
Identificação e Delimitação do Projeto
Público Alvo: turmas 2001/FG, 2002/FG e 2001/JA da unidade escolar.
Tema: Leitura.
Prazo: durante o 1º Bimestre.
Na Escola: verificar se há volumes na biblioteca, caso não possua, viabilizar empréstimos dos mesmos.
Objetivos
- Incentivar a leitura dentro e fora da escola;
- Criar o hábito da leitura nos alunos;
- Divulgar os volumes mais recentes do mercado literário.
Justificativa
Esse projeto visa a análise e o questionamento do ler como algo de vital importância na vida do aluno, possibilitando e viabilizando a esse aluno, o acesso às leituras condizentes com o seu meio e com todas as suas diferenças, enfatizando que o crescimento pessoal e social só é possível através da leitura.
Assim, o livro e a prática da leitura devem ser mostrados e abertos com a dimensão do prazer e da alegria, e não como via pura e simplesmente obrigatória de conteúdos frios e distantes do contexto em que está inserido esse educando.
Metodologia
Primeiramente o professor faz uma seleção títulos através de pesquisa na biblioteca do colégio, que são organizados em uma lista contendo título, nome do autor e assunto principal.
Os alunos são divididos em equipes recebendo alguns títulos para análise. Cada aluno seleciona o título que gostaria de ler. Marca-se uma data para a socialização da leitura, onde ocorre um café literário: uma roda é feita, cada aluno conta o teor do livro lido e logo em seguida todos tomam um café, se houver alunos que toquem violão e/ou outro instrumento musical, o espaço é aberto para uma seresta, todos cantam, deixando o ambiente ainda mais descontraído.
Cronograma
1º Momento:
- Pesquisa dos títulos;
- Montagem da lista.
2º Momento
- Divulgação da lista;
- Análise superficial dos títulos recomendados;
- Escolha dos títulos;
- Leitura dos volumes;
- Apresentação dos livros lidos no café literário.
Nossa! Estamos tendo pensamentos literários afins. Irei fazer um café literário com meus alunos de sexto ano e a poeta homenageada será Cecília Meireiles, a partir da obra "Ou isto ou aquilo" (clássico infantil).
ResponderExcluir