Blog do "C. E. Frei Tomás"

Venha participar!
Querendo publicar?
Mande um email para cefreitomas@gmail.com
Quer ser seguidor?
Basta ter uma conta no gmail.
Divulgue junto aos seus amigos!
Esse blog é nosso: "Frei Tomás na Rede"

terça-feira, 1 de junho de 2010

PROJETO “CEFT & MEIO AMBIENTE: Uma Escola em AÇÃO”

Acontecerá no dia 16 de junho no pátio do colégio a partir das 10 horas.

Introdução
A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nessa perspectiva, a Escola elaborou seu projeto “CEFT & MEIO AMBIENTE: UMA ESCOLA EM AÇÃO” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.

Identificação e Delimitação do Projeto
Público Alvo: alunos e professores da unidade escolar.
Raio de Ação: Todos os integrantes da escola, familiares e, na medida do possível, o entorno escolar.
Tema: Meio Ambiente
Prazo: 9 meses

Objetivos
- Promover a articulação comunitária de modo a inseri-la em um modelo de crescimento sustentável e comprometido com a preservação do meio ambiente.
- Implantar a coleta seletiva na escola;
- Sensibilizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns.
- Incentivar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.

Justificativa
O CEFT por ser um caminho disseminador da Educação, tem em sua metodologia a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa,sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades.
Por este motivo, é preciso despertar na comunidade escolar, a importância do uso racional dos recursos naturais e da preservação dos mesmos, mudando hábitos como atirar lixo nas ruas, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia-a-dia, garantindo, assim, uma harmoniosa relação do homem com a natureza, visando o bem estar das futuras gerações.

Metodologia
I) Coleta Seletiva

- Diagnóstico da Coleta de lixo na escola;
- Conscientização da necessidade da Coleta Seletiva;
- Instalação das lixeiras seletivas (patrocínio).

A coleta seletiva é muito simples: vamos separar nosso lixo seco e reciclável (papel, embalagens longa vida, latinhas e metais, plástico e vidro) do lixo úmido (restos de alimentação e papel de banheiros). Todo esse lixo será doado para os catadores.

ll) Reciclagem de papel

A escola fará reciclagem de papel.

lll) Reutilização

- Utilizando resíduos sólidos para confecção de artesanato;
- Desfile de moda montado com roupas e acessórios de jornal;
- Banda musical montada com instrumentos feitos de latinhas, tampinhas etc.

lV) Culminância

- Teatro de sombras com a música “As Baleias” de Roberto Carlos;
- Trabalho informativo e demonstrativo dos quatro Rs: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar;
- Decoração de interiores com garrafa PET;
- Releitura utilizando fragmentos de jornais;
- Jornal falado;
- Confecção de Cartazes para exposição;
- Palestra sobre o Meio Ambiente;
- Passeata em torno do colégio com distribuição de mudas para a população e cartazes ecológicos.

“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.” (Albert Schwweitzer – Nobel da Paz – 1952)

Nenhum comentário:

Postar um comentário